Definição do Nível Econômico de Perdas

SOBRE O CURSO
 
Apresentar aos gestores e demais profissionais dos Prestadores de Serviços e das Agências Reguladoras do Setor de Saneamento a metodologia de definição do NEP – Nível Econômico de Perdas, de forma prática, objetiva e customizada com as condições de cada localidade, visando a definição de metas para o controle de perdas nos Planos e Contratos, como estabelecido pela Lei federal nº 14.026/2020.
 
Conteúdo:
1. Panorama das perdas no Brasil
2. Definição de metas para redução de perdas à luz da Lei federal nº 14.026/2020, Norma de Referência NR nº 02/ANA e Portaria nº 490/2021
3. Conceito de Nível Econômico de Perdas
4. Variáveis de entrada e sua sensibilidade
5. Como ajustar as variáveis de entrada à realidade local e de forma factível
6. Estudos de caso: cálculo do NEP
 

DATA/HORÁRIO: 16 e 1 7 de agosto de 2022, 8h30 às 12h30

CARGA HORÁRIA: 8 horas


Modalidade online (transmissão ao vivo). Não serão disponibilizadas gravações das aulas após o curso.

 

 

PÚBLICO ALVO

Servidores técnicos e analistas, coordenadores, gerentes e diretores dos Prestadores de Serviços e das Agências Reguladoras de abastecimento de água e esgotamento sanitário de empresas públicas ou privadas.

 

SOBRE O INSTRUTOR

Daniel Manzi 

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Mestre em Hidráulica e Saneamento pela USP-São Carlos e Doutor em Engenharia Hidráulica pela Unicamp. Foi Engenheiro e Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Semae-Piracicaba e Consultor Sênior para América Latina em projetos de controle de perdas na Itron Inc. Atualmente é Coordenador de Regulação da Agência Reguladora Ares-PCJ e professor universitário na Escola de Engenharia de Piracicaba. Atua também como membro do Grupo de Trabalho das atividades do CREA-SP em Saneamento, como coordenador do Grupo de Apoio Técnico de implantação da metodologia Acertar para certificação de indicadores do SNIS e em estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento. Assessora estudos, projetos e consultorias em Hidráulica e Saneamento no Brasil e no exterior. 

 

 

INVESTIMENTO

 

  • Valor do curso: R$ 600,00

 

  • Associados ABAR: Gratuito – utilize o cupom ABAR15
    O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar, por email, comprovante funcional para a Secretaria da ABAR (inscricoes@abar.org.br). No ato de inscrição, utilize o cupom. A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR.

 

  • Associados ABES: 30% de desconto sobre o valor integral
    Para ter direito ao desconto, o associado ABES deverá, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

 

  • Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

 

SOBRE AS AULAS E CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:

 

1. Manter as câmeras ligadas durante as aulas ao vivo (desejável)

2. Alcançar o mínimo de 75% de presença/participação nas aulas

3. Alcançar a média 7 de pontuação na Avaliação de Conhecimento que será aplicada ao final do curso

4. Os cursos serão realizados através da plataforma Zoom. O aluno deve criar uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome, fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

 

Inscrições até 11 de agosto de 2022.

INSCREVA-SE
© 2022. ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas