Metodologia Acertar para Prestadores - Melhores Práticas de Gestão de Informações

SOBRE O CURSO

Gerar e gerir informação confiável é imprescindível para moldar o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como para a formulação de políticas municipais, estaduais e nacionais de saneamento básico. A informação adequada permite a tomada de decisões gerenciais e operacionais de forma racional e solidamente fundamentada, e consequentemente uma melhor gestão dos serviços prestados, aumentando assim a transparência do setor perante a sociedade.

Cabe a agências reguladoras, tribunais de contas e atores internos das companhias de abastecimento de água e esgotamento sanitário verificar a confiabilidade da informação usada para a formação de tarifas e indicadores de qualidade do serviço prestado, conforme previsto na Portaria Nº 719, de 12 de dezembro de 2018.

A partir de 2019, os prestadores de serviços começaram a ser avaliados por suas entidades reguladoras, as quais auditam o nível de qualidade das informações repassadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Neste curso serão apresentadas as melhores práticas da atualidade em gestão de informação em saneamento básico. Especificamente, serão abordados os fluxos de informação associados aos processos de negócios relacionados a:

  • Gestão Comercial
  • Gestão Financeira
  • Gestão Contábil
  • Gestão Tributária
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão de Suprimentos, Compras e Contratos
  • Gestão de Ativos e Investimentos
  • Monitoramento dos Índices de Atendimento
  • Manutenção do Cadastros de Redes
  • Manutenção da Rede de Esgoto
  • Processo Operacional
  • Monitoramento do Consumo Energético
  • Controle da Qualidade da Água
  • Gestão de Tecnologia da Informação

O curso é baseado no Guia de Melhores Práticas da Metodologia Acertar. Por meio de uma abordagem simples e direta, apresenta um roteiro e um checklist de autoavaliação sobre as ações a serem tomadas para atingir os melhores níveis de qualidade da informação.

O objetivo do curso é preparar e capacitar os prestadores de serviço regulados para obterem a melhor nota de certificação. Os participantes estarão em condições de implementar controles e procedimentos da atualidade que garantam informações confiáveis.

 

Carga horária: 8 horas

Modalidade online (aulas gravadas)

 

O curso será realizado na modalidade de videoaulas (disponibilizadas para consulta e acesso dos contratantes pelo período de 1 ano), sendo possível interagir com os instrutores via e-mail, para solução de dúvidas, e durante a realização de dois webinars ao vivo para os participantes (temática operacional e econômico-financeira).

 

PÚBLICO ALVO

 

Operadores de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, consultores de companhias de saneamento, pesquisadores, agências reguladoras e tribunais de contas atuando em saneamento.

SOBRE OS INSTRUTORES

 

Luíza Kaschny Borges Burgardt

Engenheira Ambiental e Sanitarista, mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursando especialização em Auditoria e Gestão Empresarial na Universidad Europea del Atlántico, Gerente de Fiscalização de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Aresc (SC) e Coordenadora do Grupo de Proteção de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Samuel Alves Barbi Costa

 

Economista, mestre em Gestão e Regulação dos Serviços de Saneamento Básico pela Fiocruz, Gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG e Coordenador do Grupo de Indicadores da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Módulo I - Fundamentos

 

Projeto ACERTAR: Histórico e Desenvolvimento

A Metodologia ACERTAR: Fundamentos Teóricos

A Regulamentação: Compreendendo a Portaria Nº 719/2018 Ciclos e Prazos: Como se preparar para ser auditado?

O que são os GATs? Como funcionam?

Visita Guiada ao Site Acertar Brasil

A Pesquisa Panorama

 

Módulo II - Processos de Interesse Comum 

 

Comercial (16MPs) (Videoaulas)

Tecnologia da Informação (2MPs)

 

Módulo III - Processos Operacionais

 

Operacional (13MPs)

Monitoramento do Consumo Energético (5MPs)

Monitoramento dos índices de atendimento (4MPs)

Manutenção do cadastro de redes (5MPs)

Manutenção da Rede de Esgoto (5MPs)

Controle da Qualidade da Água (6MPs)

 

Módulo IV - Processos Econômico/Financeiro

 

Financeiro (5 MPs)

Contábil (8MPs)

Tributário (4MPs)

Ativos e Investimentos (9MPs)

Recursos Humanos (9MPs)

Suprimentos, compras e contratos (12MPs)

 

INVESTIMENTO

 

  • Valor do curso: R$ 899,00

 

  • Inscrições realizadas até o dia 31 de maio de 2021: 10% de desconto sobre o valor integral do curso. Ao realizar o pagamento da sua inscrição utilize o cupom PROMO10.

 

  • Associados ABES: 30% de desconto sobre o valor integral
    Para ter direito ao desconto, o associado ABES deverá, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

 

  • Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

As reuniões serão realizadas através da plataforma Zoom. O aluno deve criar uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

 

CERTIFICAÇÃO

 

Este curso dá direito a certificado com emissão online.

INSCREVA-SE
© 2021. ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas