Recursos Energéticos Distribuídos: uma Introdução

16 a 20 de maio de 2022

SOBRE O CURSO

 

A Integração de Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) tais como geradores fotovoltaicos, geradores eólicos, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia às redes de distribuição de energia elétrica se tornou uma realidade em razão da necessidade de aproveitamento de diferentes fontes primárias de energia; de avanços tecnológicos; de incentivos governamentais e da maior conscientização sobre conservação ambiental. A instalação dessas tecnologias em redes de distribuição de energia elétrica pode provocar diversos impactos em diferentes fatores técnicos. Os principais fatores técnicos que precisam ser analisados frente à inserção massiva de REDs em um sistema de distribuição são: perfil de tensão em regime permanente, carregamento de condutores e transformadores, impacto nas perdas elétricas, nos índices de qualidade de energia e nos sistemas de proteção da rede, responsáveis por garantir a segurança de sua operação. É necessário que engenheiros de distribuidoras, e profissionais do setor elétrico em geral tenham domínio sobre as diferentes tecnologias de REDs, seus potenciais impactos técnicos e como mitigá-los para que essas tecnologias não deteriorem os indicadores da distribuidora.

Neste contexto, este curso tem por finalidade apresentar as características e modelos computacionais dos principais recursos energéticos distribuídos presentes nas redes de distribuição modernas, especialmente geradores fotovoltaicos, geradores eólicos, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Adicionalmente, serão discutidos quais os principais impactos de sua conexão nas redes de distribuição de energia elétrica. Para cada impacto, o objetivo é discutir suas principais características, condições em que este impacto se torna mais crítico, quais as principais ferramentas computacionais para investigá-lo e técnicas para mitigá-lo. Por fim, serão discutidas as tendências tecnológicas atuais e futuras dos REDs.

 

DATA/HORÁRIO: 16 a 20 de maio de 2022 - 08h30 às 12h30

CARGA HORÁRIA: 20 horas


Modalidade online (transmissão ao vivo). Não serão disponibilizadas gravações das aulas após o curso.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais das agências reguladoras, sobretudo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), preferencialmente com formação técnica ou experiência na área de Engenharia Elétrica e correlatas. Engenheiros de concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Desenvolvedores e fabricantes de equipamentos para redes de distribuição.

 

SOBRE O INSTRUTOR 

 

Ricardo Torquato

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como pesquisador visitante por mais de 3 anos na Universidade de Alberta e na Ryerson University (ambas no Canadá). Desde 2021, é pesquisador da ERA Energy Research and Analytics. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos de P&D com empresas brasileiras, canadenses e indianas do setor elétrico. Suas áreas de atuação são integração de recursos energéticos distribuídos, qualidade de energia elétrica e extração de informação de infraestruturas avançadas de medições (Power Quality Data Analytics) em redes de energia.

 

 

Tiago R. Ricciardi

Natural de Brasília/DF (1986). Possui graduação (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisador visitante nas Universidades de Alberta (Canadá, 2011, 2014) e de Manchester (Reino Unido, 2016). De 2015 a 2021 participou do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da UNICAMP, onde atualmente é também pesquisador colaborador junto ao Dep. de Sistemas e Energia da Faculdade de Eng. Elétrica e de Computação. Participou de diversos projetos de P&D do Setor Elétrico e possui experiência  em análise computacional de sistemas de energia elétrica, sistemas de distribuição e geração distribuída. Desde 2021 é pesquisador da ERA Energy Research and Analytics.

 

 INVESTIMENTO

 

  • Valor do curso: R$ 1.200,00

 

  • Associados ABAR: Gratuito – utilize o cupom ABAR08
    O servidor de agência associada à ABAR deverá encaminhar, por email, comprovante funcional para a Secretaria da ABAR (inscricoes@abar.org.br). No ato de inscrição, utilize o cupom. A inscrição será confirmada após a conferência do comprovante pela Secretaria da ABAR.

 

  • Associados ABES: 30% de desconto sobre o valor integral
    Para ter direito ao desconto, o associado ABES deverá, obrigatoriamente, encaminhar documento atual da Secretaria da ABES, comprovando estar em dia com as obrigações estatutárias, para inscricoes@abar.org.br. Após a conferência pela Secretaria da ABAR, será enviado o cupom de desconto a ser utilizado durante o pagamento da sua inscrição nesta plataforma.

 

  • Nota de Empenho: A solicitação para inscrição deverá ser encaminhada via e-mail para a Secretaria da ABAR: inscricoes@abar.org.br. Todas as orientações adicionais serão enviadas após o recebimento da solicitação.

 

SOBRE AS AULAS E CERTIFICAÇÃO

Este curso dá direito a certificado com emissão online, considerando os seguintes critérios:

 

1. Manter as câmeras ligadas durante as aulas ao vivo (desejável)

2. Alcançar o mínimo de 75% de presença/participação nas aulas

3. Alcançar a média 7 de pontuação na Avaliação de Conhecimento que será aplicada ao final do curso

4. Os cursos serão realizados através da plataforma Zoom. O aluno deve criar uma conta no aplicativo Zoom para que possa logar com seu perfil no dia do curso. É imprescindível que o login seja feito com Nome e Sobrenome, fornecidos no momento da inscrição, para validação da participação e emissão do certificado.

 

As inscrições serão encerradas no dia 12 de maio de 2022.

INSCREVA-SE
© 2022. ABAR. Todos os direitos reservados. | Termos de Uso | Política de Privacidade Acesso Admin Acesso Tutor

Meu Pedido


Carrinho Vazio


Notificações

Marcar todas como lidas